O Consevitis RS

Quem Somos

O Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis) foi fundado, em 2019, com o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação da cadeia produtiva da uva e do vinho.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis passou a administrar as ações para aplicação de recursos em três grandes áreas de atuação: a promoção do vinho, o ordenamento setorial e a gestão da cadeia produtiva. Essas ações são executadas a partir de políticas setoriais, aprovadas pelo Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado (Fundovitis), criado a partir da Lei 10.989/1997, que dispõe sobre a produção, circulação e comercialização da uva e seus derivados, e têm origem no ICMS pago pelas vinícolas sobre a aquisição das uvas.

Entre as atividades estratégicas do Consevitis está o estímulo ao consumo e, consequentemente, a potencialização da venda do vinho nacional, tanto no mercado interno como externo. Dessa forma, a promoção do vinho, especialmente para quem que está aberto a novas experiências, propicia a democratização da bebida de forma equilibrada e saudável, tornando-a cada vez mais popular e presente no dia a dia dos brasileiros.

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, indústria vitivinícola e cooperativas de vinho.

Clique e conheça mais no site do Consevitis-RS

Área de Atuação

O Consevitis-RS atua em três áreas: promoção, ordenamento setorial e gestão.

A área de promoção do vinho tem a missão de promover ações de estímulo ao consumo e, consequentemente, a potencialização da venda do vinho nacional, tanto no mercado interno como externo. Para isso, conta com uma plataforma digital, que oferece informações, serviços, entretenimento e conhecimento, operando como canal de relacionamento e de conteúdo do setor para os diversos públicos: consumidor, produtores, trade e imprensa.

Para 2021, a estratégia de marketing digital, composta por três campanhas, tem como objetivo despertar novos consumidores e, consequentemente, promover os produtos nacionais, principalmente os gaúchos, valorizando o consumo e estimulando o consumo do vinho do dia a dia de uma forma agradável, equilibrada e saudável. Há também ações de relacionamento com o mercado externo, por meio de um plano de trabalho que prevê para julho de 2021 parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e que contempla a participação de feiras e eventos internacionais, projetos Comprador e Imagem, além do fortalecimento de marca e percepção da imagem no exterior. Como contrapartida, estudos de consumo em mercados externos importantes para as vinícolas brasileiras exportadoras, como Estados Unidos e China, estão sendo contratados.

Já a área de ordenamento setorial atua como elo entre os diversos segmentos de atuação voltadas para a cadeia vitivinícola, apontando caminhos e fomentando conhecimento por meio de assessoramento técnico, cursos, estudos, eventos e outros. Uma série de avanços já podem ser verificados, como a elaboração de estudos para o dimensionamento econômico, diagnóstico estrutural e espacialização do complexo agroindustrial e de serviços da uva e do vinho no Rio Grande do Sul.

Em breve, ocorrerá a contratação de estudo para constituição de caracterização microrregional de produtos e de solos para vinhedos selecionados. Estão em andamento atividades em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que consiste no diagnóstico e articulação institucional com parceiros para indicação de famílias de viticultores a serem assistidas, e a realização do Cadastro Vitícola no sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio de 27 sindicatos. Também estão iniciando os trabalhos de gestão e acompanhamento do Programa Alimentos Seguros (PAS Uva) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Com o objetivo de continuar com os importantes projetos até então desenvolvidos pelo Laboratório de Referência Enológica (Laren RS), ocorreu a aquisição e a entrega de materiais e insumos e tratativas para a realização de análises de amostras de uvas e derivados.

Quer receber as novidades do vinho brasileiro?

Deixe seu nome e-mail e enviaremos em primeira mão os novos conteúdos.

Realização

TERMO DE COLABORAÇÃO – FPE nº 2238/2020º

Siga-nos

Baixe nosso aplicativo

© 2024 - vinhobrasileiro.org - Desenvolvido por Wine Locals

O Consevitis - RSO vinho no BrasilGuia práticoEnoturismoVinícolasMercadoEventosNa mídia