DO Região do Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos e Garibaldi

Vale dos Vinhedos e Tuiuty

O Vale dos Vinhedos foi a primeira região do Brasil a receber uma classificação de Denominação de Origem de vinhos. De acordo com a norma da DO, toda a produção de uvas e processamento do vinho deve ser realizado dentro da região delimitada pelo Vale dos Vinhedos.

As normas também trazem requisitos específicos para o cultivo dos vinhedos, limites de produtividade, qualidade das uvas para vinificação de tintos, brancos e espumantes.

Como um dos destinos mais procurados do Brasil e também a rota de enoturismo mais famosa da Região da Uva e Vinho, o turismo no Vale dos Vinhedos é imperdível para quem visita a Serra Gaúcha pela primeira vez. O cenário da região contraria o imaginário de turismo brasileiro, com praias e clima tropical. A paisagem do vale é formada por colinas cobertas por araucárias e plátanos, além das grandes áreas repletas de parreirais.

PARA CONHECER A D.O. VALE DOS VINHEDOS:

VINÍCOLAS:

Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Valduga foi fundada em 1985 e hoje é reconhecida mundialmente pelo seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes. “Antes de fazer duas garrafas de vinho, faça uma, mas faça bem-feita”. Este é o lema de Luiz Valduga, patriarca e fundador da vinícola.

A paixão pelo fascinante mundo do vinho marca a história da família Miolo que, além de trabalhar na vitivinicultura desde a chegada de Giuseppe no Brasil, em 1897, inova ano após ano. Fundada oficialmente em 1989 e uma das fundadoras do projeto Wines of Brasil, a Miolo Wine Group é reconhecida e premiada internacionalmente, entregando seus produtos em mais de 30 países.

A Vinícola Dom Cândido foi fundada em 1986 por Cândido Valduga (in memoriam), no município de Bento Gonçalves (RS) e em meio Vale dos Vinhedos. Sua história na vitivinicultura, no entanto, começou a ser escrita quando seus avós emigraram para o Brasil em 1875, produzindo artesanalmente alguns vinhos para consumo próprio. Ter acompanhado desde cedo a rotina no campo e a feitura de vinhos fez aflorar sua paixão pelo segmento.

A Pizzato Vinhas e Vinhos foi constituída em 1999 pela Família Plínio Pizzato, no intuito de agregar a elaboração de vinhos ao já existente cultivo de videiras. A história desse projeto, no entanto, começou na imigração de Antônio Pizzato para o Brasil, vindo do Vêneto/Itália ao final dos anos 1800.

Fundada em 2008, a Vinícola Almaúnica tem em seu DNA uma paixão secular pelos vinhos. Foi criada pelos irmãos gêmeos Magda e Márcio Brandelli na cidade de Bento Gonçalves. Filhos de Laurindo Brandelli e Doracy Brandelli, os irmãos montaram uma empresa que alia tradição familiar na cultura do vinho com propostas inovadoras, embasadas no desejo de elaborar produtos nos quais se expressa o amor e o carinho pelas videiras e arte de elaborar vinhos com alegria e prazer.

A Lídio Carraro é uma vinícola boutique localizada em Bento Gonçalves (RS), em meio ao Vale dos Vinhedos. De propriedade familiar e atualmente na sua quinta geração, seu conceito inspira-se na elaboração de vinhos de excelência com uma filosofia purista — focada em expressar toda a essência e integridade da uva em bebidas com o mínimo de intervenção humana.

Uma vinícola encantadora com vocação para festas e eventos. Localizada em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, com uma história de mais de 130 anos. Possui um visual lindo e produz vinhos com uvas plantadas e colhidas em vinhedos próprios.

A história da Vinícola Aurora tem início em 14 de fevereiro de 1931, quando dezesseis famílias de viticultores do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a Cooperativa Vinícola Aurora. Ao longo dos anos, mais de 1.100 famílias se associaram e toda a produção é orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor – fornecendo toda a assistência necessária.

Vinícola familiar localizada no Vale dos Vinhedos, em Monte Belo do Sul 9RS). Desde 1995, a Calza produz vinhos finos e espumantes de método tradicional. A vinícola, que nasceu com foco em vendas sob demanda, logo começou a engarrafar os vinhos.

Na Don Laurindo, a tradição e a arte na produção de bons vinhos foram transmitidas de pai para filho. Desde a chegada da família Brandelli ao Brasil, em 1887, até os dias atuais, 5 gerações se dedicaram à vitivinicultura no Vale dos Vinhedos — mais precisamente em Garibaldi (RS).

A vinícola, que fica em Bento Gonçalves (RS) foi fundada no ano 2000 por Rogério Carlos Valduga, quarta geração da Família Valduga. Ela surgiu do desejo em resgatar as tradições da família em elaborar vinhos de forma artesanal para consumo próprio. 

PARA COMER NO VALE DOS VINHEDOS:

Um restaurante perfeito para ir em família, localizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). Sob o comando de Altemir Pessali, traz clássicos italianos com o toque da Serra Gaúcha. O menu é diverso, com carnes, massas, risotos e saladas.

Um dos jantares mais clássicos do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). Pizzas à la carte assadas em forno à lenha. O lugar tem uma carta de vinhos diferente: os melhores rótulos da Serra Gaúcha ficam em prateleiras pelo salão.

A combinação de risoto e vinho num lugar encantador. A Vallontano Risoteria e Café fica em Bento Gonçalves (RS), junto da vinícola Vallontano e sugere quais os melhores rótulos para harmonizar com diversos risotos do menu.

O restaurante tem o nome da matriarca da família, que enchia a mesa dos Valduga com as delícias típicas italianas quando da fundação da vinícola. As receitas ficaram famosas entre os turistas, interessados não somente nos vinhos, mas também na gastronomia italiana da imigração.

Café charmoso com jardim e receitas da casa super especiais. Lanches, doces e pratos para o almoço. Não dá pra sair sem provar o sanduíche filó ou o sonho recheado de goiabada ou uvada.

Pratos da culinária italiana servidos num ambiente familiar e muito aconchegante. Fica em Bento Gonçalves (RS) e é perfeito para ir em família, pois a sequência de pratos não deixa ninguém desatentido: entradas, sopa de capeletti, carnes, saladas - e a clássica polenta brustolada com queijo.

Quem conta a história por lá e o chef Rodrigo Bellora, que constrói um cardápio com o que é plantado, criado e inventado na região, a chamada cozinha de natureza, que já virou uma marca dele. O menu degustação tem 6 etapas entre entradas, pratos principais e sobremesas que apresentam os ingredientes da serra de um jeito moderno e surpreendente. É um slow food bom, limpo e justo, uma doutrina essa que assina todas as iniciativas do chef.

O restaurante fica junto da Vinícola Dom Cândido, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). Além das mesas do salão, algumas mesas ficam reservadas dentro de pequenas caves que levam o nome de uvas. O cardápio é tradicional e muito bom, com entradinhas clássicas como pien e sopa de capeletti e diversas opções de carnes, massas e risotos.

Sequência de pratos criativos harmonizada com os vinhos da Vinícola Peculiare. É uma boa opção para quem busca algo diferente do tradicional galeto com massa.

O restaurante tem a cara da Serra Gaúcha: a casa foi construída com madeira de antigas pipas de vinho. Fica no coração do Vale dos Vinhedos, num caminho repleto de paradas obrigatória da região. É o lugar certo para quem busca aquele almoço típico da imigração italiana na serra. Uma sequência de massas e grelhados, alguns itens que vêm na mesa como a infalível saladinha de radicci com bacon, sobremesas, chá e café.

Galeteria com a combinação clássica de comida da Serra Gaúcha: sopa de capeletti, massas, polenta, maionese e radicci com bacon. O Galeto Di Paolo não desaponta nem no cardápio nem na carta de vinhos.

Rodízio de carnes com buffet de saladas e pratos quentes.

HOTÉIS E HOSPEDAGENS NA REGIÃO DO VALE DOS VINHEDOS:

24 apartamentos divididos entre as pousadas Raízes, Leopoldina, Identidade, Gran e Storia - nomes dos vinhos ícones da Casa Valduga - as pousadas são aconchegantes e modernas. É a oportunidade perfeita de estar hospedado numa vinícola no coração do Vale dos Vinhedos, cercado por parreirais.

Na lista dos ícones do Vale dos Vinhedos, o Spa do Vinho está certamente junto com poucas atrações que que são absolutamente únicas da região. Olha o nome: Spa do Vinho Autograph Collection. Mais do que ter aquele clima legal da boa hospedagem em hotel, ele é uma referência para quem procura um Spa Hotel para relaxar depois de viajar pela Serra Gaúcha.

Borghetto Sant'Anna é uma casa de final de semana que virou pousada. Romântica e linda, o clima aqui é de vila italiana, com uma vista incrível para o Vale dos Vinhedos. Os quartos são como apartamentos separados uns dos outros e o clima é de puro sossego. São 8 acomodações espaçosas e confortáveis dividas em 2 tipos: as Casa de Pedra, que têm estrutura de apartamento - cozinha, antessala -, perfeitas para quem vai estender a estadia; e as Suítes, uma opção simplificada, mas igualmente cheia de charme.

A pousada tem 4 suítes dentro de Pipas de vinho de 100 mil litros com ofurô, lareira, cama king size, frigobar, adega, olha, é um mundo todo dentro de uma pipa. E, além de pousada, vai funcionar junto um winebar. Incrível, né? A previsão de lançamento é janeiro de 2021, então segue eles lá no Instagram pra acompanhar junto com a gente um projeto massa da região do Vale dos Vinhedos.

Para se hospedar no coração do Vale dos Vinhedos, o Villa Michelon é um dos hotéis com a localização mais privilegiada. É perfeito para quem está com crianças, com áreas abertas e pracinha, e fica junto de dois dos restaurantes mais queridos da região: o Mamma Gema e o Pizza entre Vinhos.

OUTOS HOTÉIS E POUSADAS:

Tags relacionadas a esse conteúdo

Enoturismo
Espumante

Quer receber as novidades do vinho brasileiro?

Deixe seu nome e-mail e enviaremos em primeira mão os novos conteúdos.

Realização

TERMO DE COLABORAÇÃO – FPE nº 2238/2020º

Siga-nos

Baixe nosso aplicativo

© 2022 - vinhobrasileiro.org - Desenvolvido por Wine Locals

O Consevitis - RSO vinho no BrasilGuia práticoEnoturismoVinícolasMercadoEventosNa mídia