IP Região da Campanha Gaúcha

Essa é uma delimitação localizada no bioma Pampa do estado do Rio Grande do Sul, região vitivinícola que começou a se fortalecer lá pelos anos 80, ganhando novo impulso 20 anos depois, com o crescimento do número de produtores de uva e de vinho, expandindo a atividade para diversos municípios da região (cerca de 14 municípios). Além disso, é a região produtora mais quente e com menor volume de chuvas do Sul do Brasil, e para a elaboração dos vinhos precisa-se seguir alguns regulamentos para receber o signo distintivo da IP.

A Campanha Gaúcha possui uma gastronomia regional clássica, onde um dos principais acompanhamentos é o vinho, e você pode ter tudo isso junto de uma paisagem incrível dos Pampas gaúchos, curtindo um pôr do sol de tirar o fôlego.

PARA CONHECER A IP CAMPANHA GAÚCHA:

VINÍCOLAS:

A Guatambu é uma vinícola familiar, que produz uvas e vinhos finos, valorizando o bioma pampa através do enoturismo. A origem da Vinícola vem da Estância Guatambu, empresa familiar com atuação no agronegócio desde 1958.

Localizada em Bagé, a Vinícola Peruzzo teve sua inauguração em 2008. Ela é uma vinícola pequena e familiar, que produz vinhos e espumantes em sua propriedade. Ela também conta com uma cave, localizada no subsolo, onde há o armazenamento das garrafas.

Na localidade da Queimada, município de Uruguaiana, a poucos quilômetros da divisa com o Uruguai e a Argentina, se localiza a Bodega Sossego. Lá se produzem vinhos e espumantes, onde você poderá beber curtindo uma bela vista dos Pampas Gaúchos.

A Fazenda Campos de Cima é uma propriedade familiar com mais de 150 anos, com tradição em pecuária, situada na Campanha Gaúcha, fronteira com a Argentina - Brasil. A vinícola têm como premissa uma produção limitada onde cada garrafa de vinho guarda uma identidade com as características e tradições desta região.

A Cerro de Gaya é uma Vinícola Boutique em Dom Pedrito. Além doss vinhedos Previtali, que produzem vinhos e espumantes, você encontrará pela propriedade diversas oliveiras, que dão origem ao azeite Terra Pampa.

Localizada em Rosário do Sul, quase na fronteira com a Argentina, encontra-se a Vinícola Routhier & Darricarrère, também conhecida como a vinícola do "vinho da kombi". Desde 2002 produzem vinhos e espumantes no terroir da Campanha Gaúcha.

A Bueno Wines foi criada pelo jornalista Galvão Bueno, situada em Candiota, que faz fronteira com o Uruguai. É na Vinícola Bellavista Estate, que são produzidos os vinhos e espumantes de sua marca. Além disso, a Bueno Wines também produz vinhos na Itália, na região da Toscana, trazendo vinhos com uvas típicas italianas para a mesa do brasileiro.

Vinícola boutique na Campanha Gaúcha, fundada em 2010, nas terras onde ocorreu a Batalha do Seival, no atual município de Candiota. Pequena propriedade, com o objetivo de produzir pequenas parcelas de vinhos únicos valorizando o terroir do local e com uma mínima intervenção enológica nos vinhos.

A Vitivinícola Cordilheira de Sant’Ana foi fundada no ano de 2000 pelo casal de enólogos Gladistão Omizzolo e Rosana Wagner. A sua missão é a elaboração de vinhos de qualidade, reflexo do terroir onde são produzidos.

A Estância Paraízo é propriedade da família Mercio desde 1790. A implantação de vinhos só acontece em meados dos anos 2000. Os vinhedos da Estância Paraizo contam com 3 hectares da Varietal Cabernet Sauvignon e 2 hectares da Varietal Shiraz, importadas da África do Sul, sendo este o primeiro vinhedo da Varietal no Brasil, registrado no Ministério da Agricutura.

ONDE COMER:

Localizado no coração de Dom Pedrito, o Restaurante Cumbuca traz um cardápio recheado de opções com um bom custo-benefício.

A Churrascaria Betemps fica em Bagé, e é a churrascaria mais tradicional da cidade, que já tem cerca de 40 anos de empresa. Se você quer comer um churrasco gaúcho, é esse o local que você deve ir.

A Pizzaria La Piedra fica em Bagé, lá você curte uma pizza a metro, na pedra, bem quentinha e recheada, lembra bastante as pizzas feitas no Uruguai.

Se você nunca comeu uma parrilla típica uruguaia e está por Bagé, você pode ir conhecer a Parrilla Los Pampas e se deliciar com as diversas opções de carne que tem no menu.

Localizado em Uruguaiana, o Restaurante De la Deni tem várias opções de comidas saborosas, você pode pedir um pancho, uma parrilla ou outro prato do menu. O queridinho da casa é o "Bife de Chorizo com Ravióli", então já sabe: foi lá, tem que experimentar esse!

ONDE SE HOSPEDAR:

O Dallé Hotel fica em Bagé, e conta com uma boa localização e a decoração mais rústica traz à tona a cultura gaúcha.

O Hotel Obino fica no centro da cidade de Bagé, sendo uma localização privilegiada. Sua estrutura é grande e têm diversos ambientes, desde restaurante até um salão de eventos.

Uma das mais antigas empresas de Dom Pedrito, o Hotel Alexandre está na cidade há 120 anos. É localizado no centro da cidade, mas isso não impede que, dentro do hotel, tenha um jardim para você relaxar e curtir o dia.

A Pousada do Sobrado é um hotel fazenda que fica em um casarão de 1820. A propriedade é rodeada de muita natureza e animais, trazendo um momento de descanso aos hóspedes. No casarão parece que você volta no tempo, os móveis antigos e bem conservados trazem um charme e aconchego.

LUGARES IMPERDÍVEIS:

  • Museu Dom Diogo de Sousa (Bagé)
  • Canto Queijaria
  • Praça do Barão de Rio Branco (Uruguaiana)
  • Feira da Comunidade Uruguaianense

Tags relacionadas a esse conteúdo

Enoturismo

Quer receber as novidades do vinho brasileiro?

Deixe seu nome e-mail e enviaremos em primeira mão os novos conteúdos.

Realização

TERMO DE COLABORAÇÃO – FPE nº 2238/2020º

Siga-nos

Baixe nosso aplicativo

© 2022 - vinhobrasileiro.org - Desenvolvido por Wine Locals

O Consevitis - RSO vinho no BrasilGuia práticoEnoturismoVinícolasMercadoEventosNa mídia