IP Região de Altos Montes

A Rota dos Vinhos dos Altos Montes abraça os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, trazendo cultura, história e paisagens incríveis dignas de foto. Esta é a delimitação que apresenta as maiores altitudes das indicações geográficas da Serra Gaúcha, com montes que chegam a até 885m.

Situada em uma importante área vitivinícola, a região foi pioneira na introdução e difusão de uvas viníferas para a Serra Gaúcha, ocorrida na década de 30. Além disso, por estar em maiores altitudes, as temperaturas são mais amenas, resultando em colheitas mais tardias em relação à média da Serra Gaúcha. Quem for conhecer as cidades vai se deparar com muitas festas típicas italianas, uma gastronomia deliciosa, a vista dos parreirais em meio aos vales e muito carisma dos habitantes. Uma parada obrigatória para conhecer mais sobre a região, que parece um pedacinho da Itália na Serra Gaúcha e, claro, o vinho brasileiro.

PARA CONHECER A IP ALTOS MONTES:

VINÍCOLAS:

Vinificando desde 1966, a Vinícola Galiotto é uma empresa familiar reconhecida pela sua tradição e qualidade na elaboração de sucos, vinhos e espumantes.

Há 20 anos, a Vinícola Terrasul Vinhos Finos produz vinhos e espumantes com muito trabalho e dedicação. O slogan da empresa é: “Transforme pequenos momentos em grandiosas memórias”, e faz jus a preservação da construção onde está instalada a sede da vinícola.

Localizada no centro de Flores da Cunha, a Vinícola Salvattore teve seu início em 1998, com o objetivo de produzir vinhos e espumantes, unindo a família em torno de todo processo, oferecendo diversos produtos e muita história.

  • Monti Del Sole

Fundada em 1986 por Nelso Mioranza, que era proprietário da Nova Veneza Transportes, viu a necessidade de produzir seu próprio vinho para melhor atender os clientes e assim criou a marca de Vinhos Monti Del Sole.

Com sede em Flores da Cunha, a Vinícola Panizzon foi fundada em 1960 por Ricardo Panizzon e filhos, e hoje se apresenta como uma vinícola de muita tradição familiar e história, Produz espumantes, vinhos finos, vinhos de mesa, vinagres, sucos e bebidas quentes.

Antônio Viapiana, imigrante italiano, começou a produzir vinho artesanalmente a partir de vinhedos que foram plantados por ele no interior de Flores da Cunha, no mesmo local onde hoje está localizada a Vinícola Viapiana. O amor pela produção de vinho foi passado de filho para filho, até que em 1986, foi construída a vinícola, que hoje expressa sua paixão pelo vinho através da alta qualidade e a produção de vinhos diferenciados.

A família imigrou da Itália para o Brasil no final do século dezenove, a tradição herdada foi favorecida pelo clima na região dos Vinhos dos Altos Montes, no município de Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A paixão pela produção de uvas e vinhos, fez com que a família elaborasse no ano de 1985, a primeira safra da vinícola.

Fundada em 1983 pelos irmãos Clóvis e Valmor Boscato, inicialmente faziam vinhos de mesa e varieitais, e em 1993 foi que acrescentaram à marca os vinhos finos, passando a se denominar Boscato Vinhos Finos. A sua missão é elaborar vinhos de excelência, que proporcionassem saúde, satisfação, além de um prazer único aos mais exigentes paladares.

A Vinícola Família Bebber surge de uma união entre a tradição familiar no setor vitivinícola e a vontade de inovar. O enólogo Felipe Bebber juntamente com seu pai e irmão, Valter e Rafael, deram início a um sonho: vivier do vinho. E assim fizeram. A Família Bebber tem como proposta fazer vinhos jovens, leves e elegantes, que cativem o consumidor brasileiro.

Homenageando o patriarca da família, foi fundada a Luiz Argenta Vinhos Finos, um empreendimento que reúne a tradição de um dos melhores terroirs do Brasil com as mais modernas técnicas de elaboração de vinhos finos e espumantes.

Fundada em 1989, em Flores da Cunha, a história da vinícola é cheia de tradição e conquistas. Após uma mudança, a empresa passou a chamar-se Góes & Venturini, e em 2001 começou a sua produção de vinhos finos, sempre em busca de qualidade, mas sem perder a sua herança cultural.

Foi a matriarca da família Tonet, a senhora Angelina, que deu início à produção de espumantes artesanais que eram consumidos apenas pela família. Quarenta anos depois, seu neto e enólogo, André Tonet, resgata a cultura da produção de espumantes e vinhos finos, fundando a vinícola Cave de Angelina, em 2008. A Cave se especializa na elaboração de espumantes, então vale a pena conhecer!

ONDE COMER:

Restaurante situado dentro da Vinícola Luiz Argenta, que traz pratos que honram as tradições da gastronomia italiana, mas com um toque de contemporaneidade.

Bateu aquela vontade de comer uma pizza artesanal? A Pizzaria Chef Bio é a pizzaria mais tradicional de Flores da Cunha, lá eles servem no sistema à la carte, então você vai poder provar vários sabores, seja salgado ou doce. Ou os dois!

O restaurante fica dentro da Vinícola Famiglia Veadrigo, um ambiente acolhedor com um cardápio típico da gastronomia italiana, com muita fartura e sabor.

O Dolce Italia Ristorante Scuola é da UCS Escola de Gastronomia, abrindo diariamente para o almoço. O seu menu é refinado, utilizando produtos locais e sazonais mas sempre valorizando a gastronomia italiana.

Um lugar aconchegante, onde você terá uma boa experiência gastronômica. O Il Camino Espaço Gastronômico tem rodízio de bife, pratos à la carte e, claro, um almoço colonial para não perder as origens.

ONDE SE HOSPEDAR:

Situado em Flores da Cunha, o Hotel Fiório foi inaugurado em 1995 e com o passar do tempo, foi ganhando destaque por conta de suas acomodações aconchegantes e acolhedoras. O melhor é que tem estacionamento privatico e até academia,

O hotel fica localizado próximo do centro da cidade, com uma bela vista para o vale e próximo das principais vinícolas de Flores da Cunha. Um lugar calmo, agradável e perto da natureza,

O Hotel Dona Adélia tem mais de 50 anos de história. É um hotel familiar, aconchegante e cheio de tradição, com acomodações agradáveis e uma boa estrutura, que conta com academia, sauna, sala de leitura, entre outras.

LUGARES IMPERDÍVEIS:

  • Igreja Matriz e Campanário em Flores da Cunha

  • Mirante Gelain

  • Mirante Gaio

  • Praça Regional da Uva em Flores da Cunha

Tags relacionadas a esse conteúdo

Enoturismo

Quer receber as novidades do vinho brasileiro?

Deixe seu nome e-mail e enviaremos em primeira mão os novos conteúdos.

Realização

TERMO DE COLABORAÇÃO – FPE nº 2238/2020º

Siga-nos

Baixe nosso aplicativo

© 2024 - vinhobrasileiro.org - Desenvolvido por Wine Locals

O Consevitis - RSO vinho no BrasilGuia práticoEnoturismoVinícolasMercadoEventosNa mídia