IP Região de Farroupilha

A IP Farroupilha é a primeira indicação geográfica do Brasil que certifica exclusivamente vinhos moscatéis. A área delimitada pela IP concentra o maior volume de produção de uva moscatel do país. A uva Moscato Branco (também Moscato Bianco) é um destaque da região e não é encontrada em outros países. A IP responde por 50% do volume de uva moscatel produzida no Brasil.

Com vinícolas ícones e experiências únicas, a região também desperta o interesse de visitantes que buscam experiências em belos cenários e, claro, envolvendo vinhos e espumantes. 

PARA CONHECER A IP FARROUPILHA

VINÍCOLAS

Vinda da Itália, no final do século XIX, a Família Basso trouxe algumas mudas de videiras para o Brasil. Por volta de 1940, foi fundada a primeira vinícola da família, denominada de Cantina Rural naquela época, e hoje se chamada Basso Vinhos e Espumantes, localizada em Farroupilha na Serra Gaúcha, produzindo vinhos, sucos, frisantes e espumantes.

A Casa Perini fica no interior de Farroupilha/RS, a 50 minutos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. É uma vinícola que traduz muito bem a vocação da região para a produção de vinhos e espumantes, com destaque especial para os Moscatéis. A paisagem do Vale Trentino está presente em todo o lugar.

A Cave Antiga é uma vinícola familiar fundada em 1948. Ela fica no 3º Distrito de Farroupilha, uma região que transpira a cultura e a história da imigração italiana. Na chegada, a vinícola convida os visitantes para um tour pelo acervo, vinícola e varejo, passando pela área de engarrafamento e envelhecimento dos vinhos.

A Adega Chesini oferece uma ampla linha de produtos e possui uma cantina para receber os turistas e visitantes para conhecer as pipas que abrigaram os primeiros vinhos, produzidos na década de 60.

PARA COMER NA CIDADE DE FARROUPILHA

Quem comanda o Guaraipo é o chef Rodrigo Bellora. Ele é uma referência em slow food no Brasil e na cozinha dele a comida é consciente, prezando a valorização dos produtos e dos produtores da região. O restaurante é bem bonitão, tem um clima bom e se o tempo estiver aberto dá pra ficar nas mesas da rua. Se não der tempo de ir no almoço, tente o jantar. 

Um misto de cervejaria, pub, restaurante e biergarten. É perfeito para os dias de sol, onde as mesas na rua e os espaços no gramado ficam ainda mais agradáveis. Além de, claro, chopps e cervejas, o cardápio tem drinks e também vinhos da região. 

HOTÉIS E HOSPEDAGENS EM FARROUPILHA

Unidade da rede internacional Hollyday Inn, no centro de Farroupilha. Fácil acesso a Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Localização ideal para quem deseja conhecer as principais atrações da cidade. 

Uma opção de bom custo-benefício no centro da cidade. Possui parceria com diversos restaurantes da cidade, inclusive com serviço de delivery e transfer.

Hotel familiar em frente ao Santuáro de Caravaggio. Fica há 6km do centro de Farroupilha, boa opção para contemplar a natureza. 

Hotel com política ecosustentável certificada pelo Tripadvisor. 

Hotel invador e aconchegante, localizado na zonal central de Farroupilha. Possui apartamento para cadeirantes, calefação, vidros termo-acústicos e garagem (mediante reserva).

Tags relacionadas a esse conteúdo

Enoturismo

Quer receber as novidades do vinho brasileiro?

Deixe seu nome e-mail e enviaremos em primeira mão os novos conteúdos.

Realização

TERMO DE COLABORAÇÃO – FPE nº 2238/2020º

Siga-nos

Baixe nosso aplicativo

© 2022 - vinhobrasileiro.org - Desenvolvido por Wine Locals

O Consevitis - RSO vinho no BrasilGuia práticoEnoturismoVinícolasMercadoEventosNa mídia