IP Região de Pinto Bandeira

Pinto Bandeira é uma Indicação de Procedência de vinhos tranquilos e espumantes, reconhecida desde 2010. O município tem ganhado projeção nacional e internacional pela produção de excelentes espumantes. A Indicação de Procedência garante que no mínimo 85% das uvas devem ser produzidas na área delimitada - que compreende os municípios de Pinto Bandeira, Farroupilha e Bento Gonçalves. Junto com a experiência e habilidade dos produtores da região, Pinto Bandeira se destaca, no Brasil e fora dele, pela sua produção de vinhos e espumantes.

Para receber os visitantes, o município de Pinto Bandeira tem atrações em um ritmo desacelerado. Vá com tempo também para passear pela região e aproveitar alguns programas fora de agenda, como conhecer os jardins das vinícolas, admirar o pôr do sol e conhecer alguns dos espumantes que são ícones da região.

PARA CONHECER A IP PINTO BANDEIRA

VINÍCOLAS

Situado a uma altitude de 720m e a 12 km de Bento Gonçalves (RS), na direção do município de Pinto Bandeira, o complexo enogastronômico Don Giovanni tem uma tradição respeitável na elaboração dos seus vinhos e espumantes. Hoje é representada pela quarta geração da família. A Don Giovanni uniu a herança de técnicas enológicas com processos modernos de vinificação.

A Família Geisse foi fundada em 1979 pelo engenheiro agrônomo e enólogo chileno Mario Geisse, que veio ao Brasil em 1976 para dirigir a Moët & Chandon do Brasil. Logo nos primeiros anos, ele percebeu que a região sul possuía um grande potencial para o cultivo de uvas de alta qualidade, especialmente para a produção de espumantes. Apostando nisso, iniciou sua busca pelo local ideal para aproveitar a vocação da região, encontrando no ainda pouco explorado terroir de Pinto Bandeira.

A Valmarino é um marco em Pinto Bandeira, município vizinho de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Aos que estão em viagem para garimpar vinhos e espumantes únicos, uma visita por lá é imperdível. Eles são uma referência nacional no plantio e vinificação da uva Cabernet Franc e o resultado desse empenho são vinhos memoráveis.

PARA COMER EM PINTO BANDEIRA

O chef Giordano Tarso faz jus ao sazonal que está no nome do restaurante e cria a cada estação o que ele chama de menu não menu. Seguindo os preceitos do Slow Food, da cozinha dele saem pratos que preservam as melhores características dos ingredientes que estão em seu melhor momento.

O Champenoise trabalha com ingredientes de produção própria e de produtores da região de Pinto Bandeira, também dentro dos conceitos do Slow Food, com um menu orgânico e biodinâmico. O restaurante é um charme só, perfeito para ir sem pressa, com um almoço que traz entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa.

HOTÉIS E HOSPEDAGENS EM PINTO BANDEIRA

Mais do que produzir vinhos, a Don Giovanni é um complexo enogastronômico: é vinícola, restaurante e pousada. São 8 quartos, 7 deles em um casarão construído em 1930. A Cabana, afastada do casarão, fica próxima aos vinhedos e foi construída a partir de um estábulo reformado - a vista privilegiada do nascer do sol é um extra que a Cabana oferece.

Pousada que conta com restaurante e loja de vinhos. Cercada de mata nativa e em uma região cheia de cascatas e vinhedos, oferece 36 apartamentos.

Tags relacionadas a esse conteúdo

Enoturismo

Quer receber as novidades do vinho brasileiro?

Deixe seu nome e-mail e enviaremos em primeira mão os novos conteúdos.

Realização

TERMO DE COLABORAÇÃO – FPE nº 2238/2020º

Siga-nos

Baixe nosso aplicativo

© 2024 - vinhobrasileiro.org - Desenvolvido por Wine Locals

O Consevitis - RSO vinho no BrasilGuia práticoEnoturismoVinícolasMercadoEventosNa mídia