Permitir que os amantes do universo do vinho, espalhados pelo mundo, conheçam os protagonistas do mercado vinícola por meio de seus projetos, perspectivas, ambições, amores e paixões. Esse é o objetivo do projeto Wine Soundtrack, podcast internacional criado em 2017 e que se tornou uma grande porta de marketing orgânico. A iniciativa conta com o apoio da área internacional de promoção do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e se torna uma importante vitrine para as vinícolas brasileiras.
Além do Brasil, já integram o projeto Argentina, Austrália, Itália, África do Sul e Estados Unidos, totalizando mais de 350 vinícolas. De acordo com o italiano Claudio Latagliata, fundador e CEO do Wine Soundtrack, 2020 foi um ano marcado por uma tendência geral muito positiva para a audição de podcast, tanto na Itália quanto no mundo os participantes têm a oportunidade de se apresentar de um modo diferente e fora dos típicos clichês. “Trata-se de uma ferramenta atual, temática, com abundância de conteúdo e que dá voz àqueles que atuam diretamente na vitivinicultura e enologia de seus países”, aponta.
Além de ser o criador e produtor executivo do podcast, Latagliata também é fundador e principal parceiro da Dukapis & Partners, com muitas décadas de experiência em gerenciamento e organização em vários setores de produção, na Itália e no resto do mundo, com especialização dedicada a vinícolas e empresas familiares de todos os tamanhos.
Para Mari Balsan, agente internacional da Cooperativa Vinícola Garibaldi, a participação no Wine Soundtrack é mais uma oportunidade de expansão da marca e, consequentemente, de exportação de produtos da vinícola para países da América do Sul, Europa e Estados Unidos. “Estamos atuando de forma mais intensa no mercado internacional há cerca de quatro anos e até o momento já estamos em 16 países, nos cinco continentes, graças a parcerias com diversas instituições como Apex-Brasil e também embaixadas e consulados. Sem dúvida, esse projeto vem para agregar ao intenso trabalho que vem sendo feito pela Cooperativa”, comemora.
A sócia-proprietária Estância Paraizo Vinícola Boutique, Victoria Zara Mercio, enfatiza que participar de iniciativas como do Wine Soutrack, que divulgam o vinho brasileiro em outros países, é de extrema importância. “O Brasil já possui grande variedade de terroirs, diversidade de produtores e excelência de produção em espumantes e tintos e levar essa informação para além fronteira fortalece o trabalho da indústria como um todo. Fiquei muito feliz de participar, contar nossa história e mostrar a revolução que estamos fazendo no setor do vinho brasileiro”.
Para conhecer mais sobre o projeto acesse https://www.winesoundtrack.com/br. A partir de setembro, os podcasts das novas vinícolas brasileiras estarão disponíveis no site.
Sobre o Consevitis-RS
O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.
Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.
O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.
Rosângela Longhi Assessora de imprensa Consevitis-RS comunicacao@uvibraconsevitis-rs.com.br (54) 34511062 / 99123-3206
Fotos crédito: Rafael Romagna