Consevitis-RS recebe comitiva do Vietnã

14 de set. de 2021

O Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) recebeu na sexta-feira, 03 de setembro, visita de comitiva de representantes da República Socialista do Vietnã, liderada pela embaixadora extraordinária e plenipotenciária, Pham Thi Kim Hoa. E composta também por integrantes da Associação de Amizade Brasil-Vietnã (Abraviet).

Na oportunidade, o grupo conheceu a sede do Conselho e as ações em desenvolvimento em prol da cadeia da uva e do vinho brasileiro, entre elas de promoção ao setor que contemplam atividades de relacionamento com o mercado externo, por meio de um plano de trabalho em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Luciano Rebellatto, coordenador do Consevitis, externou a alegria de receber a comitiva e ressaltou a importância da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul no cenário vitivinícola nacional, visto que em torno de 90% da produção está localizada no Estado. “Sem dúvida, temos interesse em estreitar o relacionamento com o Vietnã e apresentar toda a nossa qualidade em vinhos e espumantes, assim como os sucos de uva”, ressaltou. Rafael Conceição, gerente de Promoção para os mercados interno e externo, e Rafael Romagna, analista de Promoção Internacional, ambos da equipe do Consevitis-RS, também participaram da reunião e apresentaram as iniciativas com foco no mercado internacional.

Durante o dia, a comitiva realizou visitas técnicas em duas vinícolas de Bento Gonçalves, oportunidade que conheceram os processos de produção e degustação de produtos. Como resultado do encontro, há possibilidade de intercâmbio no comércio internacional entre os países. Enquanto o Vietnã demonstra interesse em importar vinhos e sucos, inclusive com possibilidade de realização de uma ação, juntamente com a embaixada brasileira no Vietnã, em 2022, as vinícolas brasileiras reforçaram a falta de matéria-prima na produção de vinhos e, dessa forma, o Vietnã revelou interesse em exportar vidros para o Brasil.

Diego Pautasso, vice-presidente da Abraviet, destacou que o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado brasileiro visitado pela embaixadora, oportunidade em que foi organizada uma ampla programação para conhecer instituições, setores produtivos, inclusive o vitivinícola, na Serra Gaúcha. “A embaixadora ficou bem impressionada com a diversidade de produtos e acredito que o esforço de aproximação para um comércio bilateral será muito benéfico com a possibilidade de convênios e uma série de outras ações em breve. O Brasil poderá se beneficiar muito dessa potência que é o Vietnã, que possui 102 milhões de habitantes e cresce a uma taxa média de 7% ao ano há mais de uma década”, reforçou.

Integrantes da comitiva:

Pham Thi Kim Hoa, Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República Socialista do Vietnã; Ngo Song Truong, Adido Militar; Nguyen Tra My, Adida Civil e Secretária da Embaixadora; e equipe Associação de Amizade Brasil-Vietnã (Abraviet), composto por Juliano Roso, Diego Pautasso, Flávio Zacher, Isis Maia e Marcella Souza Massa.

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Rosângela Longhi Assessora de imprensa Consevitis-RS comunicacao@uvibraconsevitis-rs.com.br (54) 34511062 / 99123-3206

Fotos crédito: Rosângela Longhi e Rafael Romagna

Consevitis-RS

Criado por

Consevitis-RS

Quer receber as novidades do vinho brasileiro?

Deixe seu nome e-mail e enviaremos em primeira mão os novos conteúdos.

Realização

TERMO DE COLABORAÇÃO – FPE nº 2238/2020º

Siga-nos

Baixe nosso aplicativo

© 2024 - vinhobrasileiro.org - Desenvolvido por Wine Locals

O Consevitis - RSO vinho no BrasilGuia práticoEnoturismoVinícolasMercadoEventosNa mídia