A IP Monte Belo situa-se à oeste da Serra Gaúcha, na Região da Uva e Vinho. A cidade de Monte Belo é a maior produtora per capita da América Latina de uvas da qualidade Vitis vinífera, destinadas à elaboração de vinhos finos, com 16 toneladas per capita ao ano.
Uvas de qualidade aliadas à vizinhança com a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos despertou o interesse de grupos de pequenos produtores familiares a iniciar a elaboração de vinhos finos tranquilos e espumantes de origem controlada. A região de Monte Belo do Sul desperta cada vez mais o interesse dos turistas interessados em conhecer o interior da Serra Gaúcha. Ainda que seja parte do Vale dos Vinhedos, Monte Belo guarda algumas características de cidade pequena. Os costumes e tradições trazidos com a imigração ainda são bastante evidentes, mas a cidade guarda alguns achados para quem procura vinhos incríveis e uma gastronomia autêntica.
PARA CONHECER A IP MONTE BELO:
VINÍCOLAS:
Desde 1995, a Calza produz vinhos finos e espumantes de método tradicional. A vinícola familiar, que nasceu com foco em vendas sob demanda, logo começou a engarrafar os vinhos.
Na Famiglia Tasca você conhece o museu que conta bastante da história da imigração que fundou Monte Belo do Sul. Eles possuem também sucos e geleias e um piquenique ao ar livre.
A Casa Marques Pereira começou como uma paixão por vinho. O acúmulo da produção, feita quase que por hobby, trouxe a vontade de compartilhar os produtos que estavam sendo guardados pela família.
Vinhedos Capoani é uma vinícola para quem quer explorar e lado "caçador de novidades" - a primeira safra deles foi elaborada a partir de 2010. É o lugar certo para fugir da rota tradicional e conhecer vinhos diferentes, como rosé de Merlot + Gamay, o espumante Moscato Giallo e um frisante de Chardonnay.
ONDE COMER:
Uma casa de vó que virou restaurante. Conta com um menu caseiro, comida autêntica e com alma.
O restaurante tem uma cara bem moderna e traz uma sequência de pratos do almoço algumas receitas bem típicas da Itália, diferente daquelas trazidas e adaptadas na época da imigração.
- Nonna Metilde
O mais tradicional da cidade. Tem o clima de porão de nono e serve a culinária colonial, com pães, queijos, salames, sopas saladas, pien carnes, massas e sobremesas.