Movimentos importantes na distribuição, em novos investimentos e de visibilidade da categoria, inclusive com ações de promoção do Consevitis-RS, ganham destaque nesse momento
Estudo da Ideal Consulting, apresentado ao Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), mostra que o mercado brasileiro de vinhos e espumantes continua aquecido. A soma da comercialização totalizou 48,2 milhões de litros em maio de 2021, volume 21% maior que maio de 2020, e 58% maior que maio de 2019. No acumulado do ano, o crescimento do mercado em volume é de 10% em relação ao 2020.
Nos cinco primeiros meses de 2021, os vinhos finos brasileiros se destacaram com crescimento de 127% em relação ao mesmo período de 2020, enquanto os espumantes brasileiros registraram alta de 77%. Os vinhos de mesa apresentaram leve queda de 12%, motivados principalmente pela dificuldade de insumos, especialmente de garrafas, alocação para produção de suco de uva e também por fatores econômicos devido à pandemia da COVID- 19.
Movimentos importantes na distribuição, em novos investimentos e de visibilidade da categoria, inclusive com ações de promoção do Consevitis-RS, que visam cada vez mais o fortalecimento da cadeia da uva e do vinho, são fatores que se destacam nesse momento e que já podem ser considerados um dos mais importantes na história do mercado.
A exemplo de um ano atrás, quando era registrada considerável alta do abastecimento do mercado, provocada pelo aumento na demanda pela bebida, após as pessoas mudarem suas rotinas e ficarem em casa por conta da pandemia, em maio de 2021 os números de abastecimento do mercado mostram que continua existindo forte demanda. Os players não estão estocados, o que leva os compradores a abastecerem seus estoques e os consumidores a comprarem mais vinhos para o inverno.
Criado por
Consevitis-RS